Saudações

João dá Testemunho ao escrever o Evangelho "Este é o discípulo que dá testemunho a respeito destas coisas e que as escreveu; e sabemos que seu testemunho é verdadeiro." Jo 21:24

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Um pequenino enviado por Deus


...e um pequenino os guiará.                                                            Isaías 11.6

            Eu aguardava os primeiros instantes do dia 25 de dezembro de 1987. Estava, pela primeira vez, sozinho em minha casa. Havia sete anos que o Senhor chamara minha filha mais moça para o outro lado da vida. Naquele ano, em maio, minha esposa, companheira de quase 50 anos, partira para também estar com o Senhor.
            Eu não estava tão sozinho, porque o Senhor Jesus sempre está conosco, mas o meu propósito era ficar ausente de qualquer comemoração de Natal, num ano marcado pela perda e por problemas de saúde.
            Porém, faltavam quinze minutos para a meia-noite quando bateram em minha porta solitária. Como um raio de luz divina, entrou uma criancinha, de menos de dois anos. A formosa Ana Paula, com seu jeito carinhoso e infantil, falou: “Vovô!” E seus pais me convidaram para a ceia do Natal. Lembrei-me do texto em Isaías: “Um pequenino os guiará”.
            Então, todas as resistências de minha deliberação foram rompidas, e senti, na voz da criancinha, a voz do meu Deus me conduzindo mais uma vez. Senti, naquele momento, a doce paz do Senhor Jesus em meu coração. Aleluia!

Walter Antunes Braga (Porto Alegre, RS, Brasil)

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O tempo


“Tudo tem seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” (Eclesiastes 3.1)

            É muito difícil entender o tempo. Estamos muito acostumados aos automatismos da vida moderna e queremos que tudo aconteça na hora em que desejamos como o acender de uma lâmpada ao apertar o interruptor.
            No grego bíblico, existem dois termos para descrever o tempo: kromos (que indica o tempo humano) e kairós (que significa o tempo de Deus). Infelizmente, não conseguimos distinguir na prática a diferença entre estes dois tipos de tempo, mas, como Davi, pedimos ao Senhor: “Ensina-nos a contar os nossos dias para que alcancemos corações sábios” (Salmo 90.12)
            John Wesley, fundador da igreja Metodista, disse, certa ocasião: “Embora esteja sempre sob pressão, eu nunca estou com pressa, porque nunca aceito mais trabalho do que posso fazer com calma de espírito”. A palavra de Deus também diz que um dia para o Senhor é como mil anos (2º Pedro 3.8). Deus vive o tempo da eternidade porque Ele é o Alfa e Ômega, o princípio e o fim (Apocalipse 21.6). Quando vivemos na presença de Deus, começamos a aprender a viver no tempo que Deus tem para nos dar.
            Certa vez, um amigo me disse que existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: ontem e amanhã. Mas o hoje é um dia especial porque é o presente de Deus para você. Precisamos aprender a viver um dia de cada vez.

Welfany Nolasco Rodrigues (Muriaé, MG, Brasil)

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Deus nos fala e nem sempre ouvimos


“Elevo os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra.” Salmo 121.1-2

            Depois de dois enfartes, em maio de 2004, uma experiência até então impensável para mim, percebi que Deus tem diversas maneiras de falar conosco, mas nem sempre O ouvimos.
            Para mim, Deus me falou pela voz de uma criança de sete anos (meu neto, Felipe Tadeu). Ele me convidou para a festa do dia das Mães do seu colégio, menos de 48 horas depois de eu ter chegado do hospital, por conta do primeiro enfarte, ocorrido no dia 1º de maio. Ao responder-lhe que não iria, ele apelou: “Vem, vôzinho, à festa do dia das Mães, vem”.
            Fui à festa e lá aconteceu o segundo enfarte, com atendimento imediato e a metros do hospital. Se tivesse ficado sozinho em casa, teria sido fatal. Hoje, percebo que Deus estava falando comigo há tempos e eu não entendia. Desde o dia 25 de abril, solicitei orações, via internet, para os 48 grupos onde divulgo todos os dias as mensagens devocionais, em seis idiomas para diversos países.
            Sou grato a Deus por ter colocado em minha vida, o meu tesouro, Felipe Tadeu, meu neto querido.

Eduardo Luiz Torres Alves (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)